O Comitê Olímpico Brasileiro(COB) está realizando o 1º Treinamento de Campo da Seleção Brasileira Junior de Surf, em parceria com a Área de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil, na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Participam do treinamento que terminará dia 10, doze atletas, três deles de Ubatuba e outros três, de São Sebastião.
Segundo Alexandre Zeni, coordenador da equipe multidisciplinar do COB, o treinamento é exclusivo para os doze atletas que formam a seleção brasileira júnior. Eles são os Top 3 do ranking brasileiro sub 18 e sub 16 masculino e feminino. “Esses atletas foram selecionados pelo ranking brasileiro do ano de 2020, e essa é a equipe que, se esse ano tivesse um mundial amador da ISA (International Surfing Association), representaria o Brasil”, explicou.
Zeni ressaltou também que a cidade de Ubatuba foi escolhida por ser a capital do surf e por proporcionar ondas de qualidade pra treinar. “É uma cidade que tem muitas opções de ondas e são constantes, então nós sabemos que sempre vamos ter uma condição de treino. E também como forma de privilegiar alguns profissionais e alguns atletas daqui. Na equipe de doze atletas por exemplo, três são aqui de Ubatuba, 25% dos atletas”.
Guilherme Fernandes, atleta de Ubatuba, declarou que está muito feliz por integrar a equipe. “Estou aprendendo bastante com os profissionais e absorvendo o máximo para utilizar nas competições e na vida”.
Para Nairê Marquez, também atleta de Ubatuba que participa da equipe selecionada, destacou a influência desse treinamento na sua carreira. “Estou gostando muito! Uma oportunidade incrível. Muito aprendizado, contato com os melhores profissionais e técnicos. A interação com os outros atletas Sub 18 e Sub 16, masculino e feminino. Estamos aprendendo muita coisa, que vamos levar pra toda a nossa carreira”.
Esse projeto foi criado e operacionalizado pela área de desenvolvimento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em parceria com a CBSURF (Confederação Brasileira de Surf). “O intuito é mostrar para os atletas um pouco desse novo cenário olímpico. O surf entrou nas olimpíadas esse ano e o Brasil conquistou medalha de ouro. O nosso objetivo é preparar esses atletas para que eles entendam o ciclo olímpico, toda a magnitude, divulgação, o tamanho das olimpíadas e consigam ter uma preparação adequada”, ressaltou Zeni.
Sophia Medina, atleta de São Sebastião, destacou a importância do treinamento agora que o surf virou um esporte olímpico. “Estou achando muito legal o treinamento com o COB e muito diferente o que estamos fazendo. Aqui a gente vai conseguir treinar e aprender muito, é uma base pra ir para o profissional e está sendo super importante treinar com profissionais que são muito bons no que eles fazem e fazer parte da seleção brasileira de surf”.
“Estamos trabalhando na formação humana, educação, acolhimento, e estimulando o lado de equipe, porque o surfe sempre foi um esporte individual, mas a partir desse momento a gente está criando a seleção brasileira júnior, então queremos que esses atletas tenham a compreensão que, apesar de ser um esporte individual, quando falamos de olimpíadas eles estão representando o país, eles têm que ter essa visão coletiva, pensando em tudo que eles representam”, concluiu Zeni.
Confira os atletas e equipe que fazem parte desse treinamento:
Equipe Multidisciplinar:
– Alexandre Zeni – coordenador
– Charles Medina – técnico
– Suelen Naraisa – técnica
– Eduardo Takeushi – preparador físico
– Hygor Siqueira – fisioterapeuta
– Marcos Quito – árbitro
– Pedro Souza – analista de desempenho
– Dr Marcelo Baboghluian – médico
– Dra Maria Lucia Contreras – psicóloga
Atletas:
– Nairê Marquez (Ubatuba SP)
– Sophia Medina (São Sebastião SP)
– Sophia Gonçalves (São Sebastião SP)
– Kemily Sampaio (Praia Grande SP)
– Maya Carpinelli (Garopaba SC)
– Pamella Mel (Garopaba SC)
– Ryan Kainalo (Ubatuba SP)
– Guilherme Fernandes (Ubatuba SP)
– Rodrigo Saldanha (Maresias SP)
– Pedro Rian (Paracuru CE)
– Guilherme Silva de Carvalho (Anchieta ES)