O Forte São João, em Bertioga, a primeira fortaleza do Brasil e candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, foi reaberto a visitação pública. A entrada é gratuita e não há necessidade de agendamento. As visitas poderão ser feitas de terça a domingo, das 9 às 18 horas.
A exposição apresenta a história do Brasil, do Forte e do Município. O local conta com artefatos de diferentes povos indígenas locais, além de quatro máquinas cenográficas interativas divididas por temas: personagens históricos da fortaleza, recortes e textos antigos da cidade, uma máquina-jogo de pescaria – que aborda a cultura caiçara – e máquina-jogo batalha naval – que aborda técnicas de piro balística dos canhões das fortalezas.
Para receber o novo acervo, a fortaleza passou por reformas, garantindo a preservação do importante cartão-postal de Bertioga. Foram executadas diversas melhorias, entre elas, alinhamento do telhado colonial, substituição de portas e janelas, além de pintura especial à base de cal virgem, material apropriado para edificações de caráter histórico.
FORTE SÃO JOÃO
O Forte teve sua primeira estrutura levantada em 1536, ainda com outro nome, e feito em madeira. Posteriormente, entre 1551 e 1553, foi reconstruído em alvenaria, sob as ordens e plantas da coroa real portuguesa, e se estabeleceu como ponto militar para ataque e defesa da ocupação portuguesa, seja contra a população indígena tupinambá que vivia no local, ou contra outros invasores europeus.