O Centro Nacional de Monitoramento e alertas de desastres naturais emitiu nesta terça-feira (7) um alerta de risco hidrológico e outro de movimentos de massa em Ilhabela, devido às chuvas das últimas horas que acometeram o município. Com a emissão dos alertas os agentes da Defesa Civil de Ilhabela estão com atenção redobrada para as áreas de risco como desmoronamento de terras e alagamentos.
O acumulado das últimas horas é de 72mm nas últimas 24h. As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação da população em taludes de corte/aterro em áreas suscetíveis a movimentos de massa, sobretudo deslizamentos de encostas e queda de blocos. Esta situação associada à precipitação incidente e acumulada, somada à previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.
Além disso, podem haver mais ocorrências de inundação brusca em córregos e canais na área urbana, com possibilidade de alagamento em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas.
A previsão meteorológica indica continuidade de chuva de intensidade fraca a moderada, com possibilidade de pancadas mais intensas.
Em casos de emergência, acione a Defesa Civil de Ilhabela pelo 199.
Ocorrências
A Defesa Civil de Ilhabela atendeu nesta manhã uma ocorrência de queda de árvore na rua Marcelino Rodrigues dos Santos (Água Branca), que deixou a rua completamente interditada e uma casa sem energia elétrica. Não houve vítimas e por volta de 7h30 a rua já estava liberada.