Litoral Norte ganha sua “Tropa de Elite” para combater a criminalidade

O Litoral Norte conta, desde a última quinta-feira(2), com uma “Tropa de Elite” para combater o crime organizado, entre eles, o tráfico de drogas. Trata-se da Força Tática, unidade especializada da Polícia Militar, que está baseada em Caraguatatuba e que estará em serviço em todas as demais cidades da região.

Segundo o coronel PM Dinael Carlos Martins, do comando do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior Um) – área da RMVale e Litoral Norte, os 55 policiais militares que compõem a Força Tática foram escolhidos a dedo. “São os melhores entre os melhores, treinados e capacitados para combater a criminalidade”, disse Martins, na solenidade de apresentação da unidade em Caraguatatuba.

Martins destacou ainda que os policiais da Força Tática usam armamento de ponta: pistolas Glock, carabinas Benelli e fuzis Scar.  As carabinas Benelli são fabricadas na Itália, mesmo equipamento utilizado pela polícia americana. Uma das principais características da Benelli é sua versatilidade, já que ela pode ser usada tanto com munição letal quanto não letal (munição de elastômero). Foi introduzida na PM no ano passado.

A pistola Glock é de fabricação austríaca e é utilizada pela PM paulista pelo melhor desempenho em testes de confiabilidade e segurança. O fuzil de assalto FN-Scar -L, é fabricado pela empresa belga FN-Herstal e, também, foi introduzido na PM paulista em 2020. O fuzil foi projetado originalmente com e para as forças especiais dos EUA.

Fuzil Scar- o mesmo equipamento utilizado pelas forças especiais dos EUA

A unidade conta com cinco veículos e nove motos para atender toda a região. Deve receber outros cinco veículos em breve. O serviço de inteligência da PM apontou que os bairros localizados entre as divisas de Caraguatatuba e São Sebastião devem contar com uma presença mais efetivada Força Tática. Nesses bairros a atuação do crime organizado, principalmente, ligado ao tráfico de drogas, segundo informou o comandante da Força Tática, capitão Daniel Lemes.

Sede-A unidade tem sede provisória em Caraguatatuba. Ocupa provisoriamente um espaço que pertence ao DER(Departamento de Estrada de Rodagem) ao lado da sede do 20º Batalhão da Polícia Militar. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, se comprometeu em ajudar na construção da nova sede.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba, sua cidade é o centro do Litoral Norte e é a melhor em sentido de logística e próxima de todas as cidades da região. “A Força Tática será uma força a mais para a segurança, não só da nossa cidade, mas de todo Litoral Norte. “Essa sede será provisória, e com as tratativas concluídas com o Governo do Estado, iremos dar início nas obras da base da Força Tática do Litoral Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *