Costa Verde registrou seis acidentes aéreos desde 1992

A região conhecida como Costa Verde, entre Ubatuba, Paraty e Angra, foi palco de seis acidentes aéreos desde 1992. Dois deles ganharam destaque nacional e internacional pelas vítimas famosas: em 1992, quando morreu Ulisses Guimarães e, em 2012, com a morte do ministro Teori Zavascki. Na foto acima(reprodução das redes sociais), o copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, pilotando a aeronave que caiu na quarta(24)

Uma queda de helicóptero ocorrida no dia 12 de outubro de 1992 causou a morte de Ulisses Guimarães, sua esposa Mora, do ex-senador Severo Gomes, de sua mulher Henriqueta e do piloto. A aeronave caiu no mar próximo a praia de Laranjeiras, em Paraty, devido ao mau tempo. O corpo de Ulisses jamais foi encontrado.

No dia 23 de janeiro de 2006, um helicóptero Esquilo HP 350, prefixo EHT, da Maricá Taxi Aéreo caiu na mata e explodiu em Angra dos Reis. No acidente morreu o piloto João Carlos de Almeida.

No dia 12 de julho de 2012, uma aeronave de pequeno porte, prefixo PT-MAD, caiu em Angra, próximo à Ilha de Cataguases, matando três pessoas.  Chovia muito no dia do acidente. O avião caiu por volta das 17h15, a 500 metros da costa.

No dia 1º de janeiro de 2017, caiu o avião prefixo PR-SOM, que transportava o ministro Teori Zavasck e mais três pessoas. A aeronave tinha saído de São Paulo em direção a Angra e caiu no mar, em Paraty.

Avião em que morreu o ministro pTeori Zavascki em 2017. Foto: Reprodução/ Estado de Minas

Em novembro do ano passado, um helicóptero caiu em Angra, às margens da rodovia Rio-Santos, causando a morte do piloto Enrico Azevedo, de 44 anos.

O último deles ocorreu na quarta-feira(24), quando um bimotor seguia de Campinas para o Rio de Janeiro e caiu no mar entre Ubatuba e Paraty, levando três pessoas a bordo.

Aeronave que caiu quarta no mar entre Ubatuba e Paraty. Foto: Reprodução Redes Sociais

O corpo de um dos ocupantes do bimotor, que caiu ao mar ontem na região de Paraty, foi localizado e resgatado a 9 quilômetros da costa por um helicóptero da FAB. O corpo, ainda não identificado, foi levado para a Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

As buscas aéreas e marítimas prosseguem em Paraty e Ubatuba. A aeronave partiu da cidade de Campinas em torno das 20h30 de ontem e tinha como destino o Aeroporto de Jacarepaguá (RJ). O avião teria se acidentado por volta das 21h15, quando sobrevoava a região de Paraty, levando três pessoas a bordo: o copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, o piloto Gustavo Carneiro,  e um tripulante, identificado até o momento como Cesar.

Litoral Norte

No Litoral Norte, o último acidente grave ocorreu em julho de 2001, quando o helicóptero Augusta Power, modelo 109, de prefixo PPMPA, da família Diniz, caiu no mar a 3 quilômetros de Maresias, na costa sul de São Sebastião.

Chovia muito no dia do acidente e aeronave teria caiu no mar levando o empresário João Paulo Diniz, sua namorada, a modelo Fernanda Vogel, o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro e o copiloto Luís Ribeiro de Araújo Cintra.  Todos saíram ilesos no acidente, mas apenas João Paulo e o copiloto Cintra conseguiram se salvar nadando até o continente. Fernanda e o piloto morreram no mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *