A surfista sebastianense Sophia Medina, de 16 anos, conquistou neste domingo(21), o título do Festival de surfe de Saquarema ROXY Pro QS. Sophia venceu na final a peruana Daniella Rosas ao obter nota 14,27 e a rival, nota 12,34.
A final foi muito disputada na praia de Itaúna, em Saquarema. Sophia conseguiu duas boas notas em suas ondas, 7,57 e 6,70. A peruana obteve notas 5,67 e 6,67 em suas duas melhores ondas.
Para chegar na final da competição, a surfista de Maresias enfrentou duas adversárias muito difíceis. A primeira foi a campeã da etapa do WSL Qualifying Series encerrada no domingo passado em Florianópolis, Laura Raupp, 15 anos. Sophia Medina, fez uma bateria impecável, estabelecendo novos recordes para o ROXY Pro QS 3000 e venceu 15,00 x 8,60.
Com a derrota, Laura Raupp perdeu a liderança do ranking principal da WSL América Latina, com uma eliminação nas quartas de final do ROXY Pro QS 3000. Em seguida, Sophia derrotou a catarinense Larissa Santos: 15,33 x 6,90.
Masculino
Na categoria Junior Pro masculino, o campeão foi o cearense Cauã Costa que na final derrotou o ubatubense Ryan Kainalo. Nas semifinais do Saquarema Surf Festival Junior Pro, Diego Aguiar enfrentou Ryan Kainalo, que fez a melhor apresentação das quartas de final do Pro Junior no sábado. Na outra semifinal, o local de Saquarema, Daniel Templar, enfrentou o cearense Cauã Costa.
Seis surfistas do Litoral Norte chegaram às semifinais. Todos eles, Ryan Kainalo, Daniel Adisaka, Wesley Leite e Diego Aguiar, de Ubatuba; e, de São Sebastião, os surfistas Caio Costa e Cauã Gonçalves, tiveram excelente desempenho, mas apenas Ryan chegou à final.