A rodovia Rio-Santos será interditada temporariamente, durante os próximos 25 dias, a partir de segunda-feira(22), nas proximidades do bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, devido as obras que serão executadas pela prefeitura da cidade.
A Secretaria de Obras Públicas irá instalar aduelas do Canal Extravasor do Pontal Santamarina, uma obra muito importante para vários bairros da região, que sofrem com enchentes e alagamentos provocado pelas cheias nos rios, que no período de chuvas encontram dificuldades para chegar ao mar.
O bloqueio será realizado já na parte da manhã. A obra total deve durar 25 dias. Nesse primeiro trecho, o fechamento será alternado conforme a necessidade do trabalho no local.
Durante os fechamentos, o trânsito será desviado para a marginal que dá acesso ao posto de gasolina Asa Delta II, no Pontal Santamarina. A Prefeitura de Caraguatatuba orienta aos motoristas que, neste período, utilizem a Avenida da Praia como via alternativa.
Canal extravasor
A instalação de novas aduelas, tem como principal objetivo criar um ‘canal’ subterrâneo de águas, fazendo com que as mesmas circulem e deságuem no mar.
Cerca de 70% do trecho que fica na parte de baixo da SP-55, sentido mar, está concluído, faltando cerca de 400 metros. A previsão de entrega é até o fim de 2021.
Para a intervenção na SP-55, próximo ao Shopping Serramar, para a instalação de novas aduelas, com o objetivo de interligar o canal extravasor ao bairro Jardim Britânia, será necessário interromper temporariamente o trânsito da avenida. A interdição temporária foi autorizada pelo DER Departamento de Estradas e Rodagem).
O objetivo dessa obra é dar maior vazão às águas que desembocam no Rio Lagoa, oriundas dos bairros Pontal Santamarina, Balneário dos Golfinhos, Jardim Britânia e parte da Praia das Palmeiras. Além de contribuir para a diminuição de enchentes na região.