O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, abriu uma licitação ontem, quarta-feira(17), para contratar uma empresa para fazer o ”engordamento” da praia do Perequê, que teria perdido de 20 a 30 metros da faixa de areia nos últimos anos.
Colucci obteve autorização do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), ligado ao Ministério da Infraestrutura, para desenvolver um projeto de ampliação da faixa de areia em um trecho de 5 quilômetros na orla marítima, entre Barra Velha e o Perequê.
A prefeitura estima investir cerca de R$ 20 milhões para retirar areia do mar e “alargar” a praia do Perequê. O prefeito disse acreditar que a erosão que atinge a praia teria sido provocada pelas obras de ampliação do porto de São Sebastião.
No mês de outubro, Colucci esteve visitando as obras de engordamento da praia do Balneário Camboriú(SC), juntamente com o seu filho João Pedro, vice-prefeito de Ilhabela.
A prefeitura do Balneário Camboriú está investindo cerca de R$ 67 milhões para ampliar a faixa de areia dos atuais 25 metros, para 70 metros, que vai permitir uma maior proteção da orla contra o avanço das marés e a criação de espaços privilegiados para os moradores e turistas.