Névoa sobre o mar vira atração no Litoral Norte

Uma camada de nevoa, tradicionalmente, conhecida como nevoeiro marítimo, dominou a costa de São Sebastião e Ilhabela na manhã e início de tarde desta quarta-feira(17) e chamou a atenção de muita gente, principalmente, de quem navegava pelas águas da região ou vive na orla entre São Sebastião e Ilhabela.

 

O ambientalista Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, fez vários registros da névoa que encobriu o litoral da região. A foto acima, na capa, feita por Cardoso, mostra a névoa ou nevoeiro marítimo, praticamente, encobrindo a Ilha de Toque Toque, na costa sul sebastianense.

neblina baixa sobre o canal de São Sebastião

 

Moradores que vivem em praias da costa sul, como Barequeçaba, por exemplo, também registraram a névoa baixa encobrindo boa parte do canal entre Ilhabela e São Sebastião.

 

Segundo especialistas em meteorologia, clima e tempo, o fenômeno chamado de nevoeiro marítimo é relativamente comum. Em resumo, é o contato de um ar mais quente com a superfície do mar que está em temperatura mais baixa.

 

A formação do nevoeiro marítimo tem o mesmo sentido do dia frio, quando abrimos a boca e sai aquela “fumacinha”. É justamente o contato da diferença de temperaturas. O nevoeiro marítimo se forma no contato de um ar mais quente com a superfície do mar que está em temperatura mais baixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *