Bertioga exige comprovante de vacinação em eventos

Considerada uma das cidades mais visitadas do litoral paulista, Bertioga decidiu exigir o comprovante de vacinação em eventos corporativos com mais de 500 pessoas. A medida foi adotada pela prefeitura local no início deste mês. Quem não acatar será multado em R$ 5 mil e o local do evento que desrespeitar as determinações  da prefeitura poderá ser fechado.

O decreto nº 3.788, assinado pelo prefeito Caio Matheus no início deste mês exige a COMPROVAÇÃO DA VACINA, para ingresso nos estabelecimentos que promovam eventos esportivos, culturais, shows, congressos e feiras com público superior a 500 pessoas.

Os organizadores deverão solicitar ao público, para acesso ao local do evento, comprovante de vacinação contra a COVID-19. Será exigida, no mínimo, a comprovação da 1ª (primeira) dose da vacina, não podendo a 2ª (segunda) dose estar em atraso.

A comprovação da condição vacinal poderá ser realizada por meio do certificado de vacinas digital (Poupatempo ou Conecte SUS) e pelo registro físico, mediante apresentação do comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental nacional ou estrangeira ou institutos de pesquisa clínica.

“A implantação do ‘passaporte da vacina’ é um passo muito importante para a retomada segura dos grandes eventos e também para incentivar a vacinação da população. A vacina é a maior arma que temos para vencer a pandemia e garantir o retorno responsável das atividades culturais e turísticas, que movimentam a nossa economia, gerando empregos”, destacou o prefeito.

 

Cidade contabiliza 6.548 casos e 172 mortes pela doença

Em caso de descumprimento, por parte dos estabelecimentos ou organizadores, no que diz respeito à exigência do passaporte de vacinação e medidas de prevenção ao coronavírus já em vigor, os mesmos ficarão sujeitos às penalidades legais.

“A obrigatoriedade da apresentação do passaporte de vacinação é uma medida protetiva para os bertioguenses. Estamos procurando controlar o aumento do número de casos e, por isso, precisamos manter a vigilância. De modo que, o esquema vacinal em dia é a única ferramenta que temos contra a doença”, alerta a secretária de Saúde.

Covid-19

Bertioga registra desde o início 6.548 casos positivos da doença e 172 óbitos. Atualmente, 48 pessoas estão infectadas e cinco internadas em leitos de UTI. Os bairros com maiores registros de casos são Centro, 880; Chácaras, 790; e, Indaiá, 648 casos. Os bairros com maior registro de mortes pela Covid são o Centro, com 36 mortes; o Rio da Praia, com 18; e, Chácaras e Albatroz, com 17 mortes cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *