Turista foi atacado por tubarão quando nadava com a água pela cintura

O Instituto Argonauta confirmou nesta segunda(8), que o ferimento provocado em um turista que nadava na praia do Lamberto, em Ubatuba, foi mesmo causado por uma mordida de tubarão.

O turista estava no Brasil há poucos dias e na última quarta-feira(3), nadava na praia do Lamberto, que fica próxima ao Saco da Ribeira, na região sul da cidade, quando foi atacado por um peixe. Ele nadava com a água pela cintura quando ocorreu o ataque.

Assustado, o turista teria deixado a água do mar e com os familiares buscou atendimento médico. O turista garantiu que tinha sido atacado por um tubarão, mas nem mesmo os médicos que lhe atenderam teriam acreditado muito na história. Até então, nunca havia sido registrado um ataque de tubarão a banhista no Litoral Norte.

Uma parente do turista postou nas redes sociais os ferimentos e a dificuldade de atendimento em Ubatuba. As fotos dos ferimentos causados pelo suposto ataque do tubarão na perna direita do turista chegaram ao Instituto Argonauta.

Inicialmente, alguns pesquisadores descartaram a possibilidade dos ferimentos terem sido provocados por um tubarão. Acreditavam que ele teria sido ferido por uma moréia. O caso sofreu uma reviravolta quando um dos maiores especialistas em tubarões no país, o professor- doutor Otto Bismarck, da UNESP, analisou as fotos e obteve detalhes do ataque com a vítima e seus familiares.

Característica e profundidade dos ferimentos comprovam ataque de tubarão

Otto Bismarck chegou à conclusão que o turista francês foi mesmo atacado por um tubarão. As marcas e a profundidade dos ferimentos na perna do turista comprovam que ele foi abocanhado por um tubarão enquanto nadava nas águas tranquilas da praia do Lamberto. Um dos ferimento tinha quase 12 centímetros de cumprimento. Oficialmente, trata-se do primeiro ataque de tubarão a um banhista ocorrido no Litoral Norte nos últimos 30 anos.

Hoje, o Instituto Argonauta, em entrevista da bióloga Natália Della Fina ao Jornal Vanguarda, confirmou o ataque de tubarão e destacou que os pesquisadores agora tentam descobrir a espécie do animal. A bióloga adiantou que no verão os tubarões devem se aproximar da costa para se alimentarem, mas sem oferecerem riscos aos banhistas. O caso ocorrido na praia do Lamberto seria um caso isolado. Confira a entrevista reproduzida da TV Vanguarda :

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *