O Litoral Norte está prestes a ganhar “um novo Medina”, trata-se do surfista de Ubatuba, Ryan Kainalo, que aos 16 anos, continua ampliando suas conquistas e se transformando num dos grandes nomes do surfe brasileiro. Ryan tem tudo para ser mais um nome forte do surf do Litoral Norte, junto com o sebastianense Gabriel Medina e o ubatubense Filipe Toledo.
O surfista encerrou-se neste sábado (6) a sua belíssima campanha no QS 5000 de Açores, de Portugal. Ryan foi desclassificado das semifinais do torneio pelo francês Tristan Guilbaud. Após um início equilibrado de bateria, o adversário conseguiu cravar um 7.5 na sua segunda tentativa e fechou a série com 12.83 no total.
Recentemente, Ryan venceu a categoria sub-16 do Rip Curl Grom Search, disputado nas ondas artificiais da Praia da Grama, do Condomínio de luxo Fazenda da Grama, em Itupeva, no interior de São Paulo e a 90 km da capital.
Na competição, o surfista ubatubense não deu chances aos seus adversários. Ryan Kainalo venceu na final o surfista Samuel Joquinha, do Rio Grande do Norte, 18.35×17.25, obtendo a maior nota nas disputas de sua categoria 9.35. Em terceiro, ficou Gabriel Klanssmer, de São Paulo e em quarto, Noah Machado, de Santa Catarina.
No início de outubro, Ryan venceu a Sub-16 na primeira etapa do Hang Loose Surf Attack 2021, que aconteceu na praia de Camburi, em São Sebastião. A competição reuniu quase 300 atletas da nova geração da modalidade em quatro dias de disputa.
Vencedor
Ryan Kainalo já foi campeão seis vezes do Hang Loose Surf Attack, tido como o mais tradicional campeonato de base do país e que define os campeões paulista com até 18 anos. Com apenas 14 anos, o surfista de Ubatuba já foi campeão seis vezes, um feito nunca visto nos 32 anos do evento.
O ubatubense foi acumulando títulos por todas as categorias que passou. Foi bicampeão petit (sub-10), depois comemorou duas vezes na estreante (sub-12), foi campeão em sua categoria atual, a iniciante, e já faturou a mirim.
Em julho deste ano, Ryan Kainalo, de apenas 15 anos, foi uma das sensações da primeira etapa do Circuito Latino-Americano Pro 2021, disputada na praia de Revolcadero, em Acapulco, México, vencendo a categoria Júnior e ficando em segundo lugar na categoria Open.
Na final da Júnior, Kainalo deu um show, totalizando 17.56 pontos na disputa contra o costa-riquenho Sam Reidy (3º) e os panamenhos Tao Rodriguez (2º) e Isauro “Izzy” Elizondo, quarto colocado. Já na Open, categoria também disputada por atletas profissionais, Ryan Kainalo chegou à final e perdeu para o peruano Miguel Tudela. Ryan
Ryan
O surfista é filho Alex Miranda, de 50 anos, dono da produtora de filmes Trator Filmes, também, surfista e de Renata Cassol. Tem um irmão, Kalani, de 18 anos, praticante de skate.
Desde criança, Ryan frequenta as praias do Havaí, levado pelo pai durante suas férias. Em Ubatuba, sempre surfou em Itamambuca, uma de suas praias preferidas. Em 2018, deixou definitivamente a capital para morar com os avós em Ubatuba.
Em suas férias no exterior, Ryan, também, faturou muitos títulos. Venceu o Sub-14, do Lakey Peterson Keiki Bowl, na Califórnia; o Circuito Havaiano Sub-12 em Sandy Beach; o Sub-12 e Sub-14 do Circuito da Costa Rica; o Byllaborg Júnior Series na África do Sul e o Taj’s Small Fries na Austrália.
Segundo reportagem da revista Trip, Ryan conseguiu chamar a atenção do eneacampeão de surf Kelly Slater quando surfava em Pipeline, no Havaí. Slater concedia uma entrevista para a televisão quando interrompeu repentinamente a entrevista. “Loock at this kid” disse ele aos presentes ao ver Ryan “rasgando” uma onda em Pipeline.